Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Qua | 13.11.13

Despelar Avelãs

 

Eu gosto imenso dos chamados frutos secos, sejam eles quais forem. Gosto também de os aplicar nas variadíssimas receitas que por aí pupulam. Mas gosto especialmente de os pôr nas minhas saladuxas. Entre eles avelãs.


Só que na salada gosto de avelãs torradas. Coisa mais difícil de encontrar e quando encontrava eram caríssimas. Passei então a despelá-las em casa e a torrar, e o modo como fazia, acho que praticamente toda as pessoas o conhecem, que é pô-las num tabuleiro e levá-las a tostar e depois esfregá-las num pano de cozinha até soltar a pele. Mas este método nem sempre resulta  e é um esfregar que nunca mais acaba e a unha acaba sempre por entrar em cena.


Vai daí, parti à busca de uma forma mais fácil de lhes tirar a pele. E achei. Aqui fica a partilha:


Utensílios e ingredientes:


1 chávena de chá de avelãs sem casca

2 chávenas de chá (medida) de água 

3 colheres de sopa bicabornato de sódio

1 tacho alto

1 taça com água fria

1 escorredor


 

Modo de fazer:


§ Pôr o tacho ao lume com as duas medidas de água;


§ Quando a água começar a ferver, juntar o bicabornato de sódio e aqui a água vai espumar por breves momentos (razão da panela alta);


§ Quando a água baixar, pôr as avelãs a ferver de 3 min. (a água vai escurecer, é normal), entretanto preparar a taça com a água fria e reservar;


§ No final dos 3 min., retirar uma avelã com a escumadeira e pôr na água fria.


§ Com os dedos despelar essa avelã, se a pele sair facilmente, retirar o tacho do lume, e juntar as restantes à água fria. Se a pele não sair facilmente, mantê-las na água fervente, mais 2 min.; 


§ Retirar a pele a todas as avelãs e ir colocando-as no escorredor;



§ Depois de escorridas, decidir se é para se usar assim, ou se é para torrar;


§ Opção torragem: pôr o forno a 240º e as avelãs num tabuleiro. Vai a torrar durante 5 min., à temperatura indicada. Aconselho a não ser mais tempo, porque arriscamo-nos a que as avelãs fiquem sem sabor a avelã.


Fonte: http://www.mybakingaddiction.com/how-to-peel-skin-hazelnuts/

 

Facílimo... Facílimo.


2 comentários

Comentar post