Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Qui | 02.01.14

Boeuf Bourguignon à Minha Maneira

 

Este Boeuf Bourguignon é à minha maneira, porque não sou tão prosaica como a Julia Child, grande senhora da culinária internacional e que celebrizou este prato tipicamente francês, nem como outros grandes da cozinha.

 

É basicamente o modo, de eu fazer carne guisada nos dias chuvosos e frios da época que atravessamos. Acrescento que também não fiz os cogumelos nem as cebolinhas glaceadas (fica para uma próxima).

 

 

Ingredientes:

 

1,5 kg de carne do chambão (aos cubos grandes)

4,5 dl de vinho tinto (de preferência frutado)

3 cenouras sem pele e cortadas em pedaços grosseiros

1 cebola roxa às rodelas

2 dentes de alho laminados

2 folhas de louro aos pedaços

1 ramo de salsa

1 cravinho

5 grãos de pimentas várias

1 colher de sopa azeite (marinada) + azeite para selar a carne

2 tomates despelados e sem grainhas aos pedaços

caldo de carne natura knorr (opcional)

1 colher de sopa margarina para cozinhar

sal para rectificar

 

 

Preparação:

 

[marinada]

 

Preparo a carne de véspera ou mínimo 3 horas antes de começar a cozinhar. Se a carne for muito fibrosa, deixo-a a marinar de um dia para o outro.

 

§ Corto a carne aos cubos se a peça for inteira, geralmente peço no talho para o fazerem;

 

§ Com um descascador, despelo as cenouras e corto-as grosseiramente aos pedaços. Descasco a cebola e os alhos. À primeira corto-a em rodelas e lamino os alhos. Lavo o ramo da salsa e prendo-o com fio de cozinha. Lavo e corto em pedacinhos as folhas de louro.

 

§ De seguida, numa taça de vidro ponho a carne e junto o vinho, as cenouras, a cebola, os alhos, as folhas de louro, o ramo da salsa, o cravinho, os grãos da pimenta e a colher de sopa de azeite. Estes são os elementos da marinada e é só deixar repousar a carne neste líquido durante algumas horas.

 

 

[Preparação tacho]

 

§ Num tacho, de preferência anti anterente, pôr um fio de azeite e uma colher de sopa de margarina. Quando as gorduras estiverem a fervilhar e homogéneas, escorrer a carne da marinada e alourar (selar os sucos da carne) no tacho de todos os lados. Temperar com sal a carne;

 

§ Entretando arranjar os tomates e juntar à carne depois de alourada. Misturar bem e deixar em lume brando/forte uns 5 minutos;

 

§ No final deste tempo, juntar a marinada e o caldo de carne natura knorr se quiserem. Deixar então guisar a carne em lume brando, entre 1 hora e meia a 2 horas (mais tempo conforme a sua dureza). Perto do fim rectificar de sal.

 

 

 

Garanto que fica um guisado daqueles. Especialmente os miúdos adoram. Sabe bem, bem nestes dias chatinhos.

 

==============================================================

 

Quero também só dizer... Tenham um Ano (daqueles)... Extraordinário!!!