Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Qua | 23.09.15

Bacalhau à Ferreira na Bimby

 

Este bacalhau faço com a ajuda da bimby, mas dá para fazer de forma convencional, os primeiros passos, com tachos e picadores normais, aliás quando é para muitas pessoas é melhor a maneira tradicional, de ferver primeiramente as batatas e o bacalhau num tacho e depois passar para o forno.

 

Esta receita foi publicada na primeira revista Momentos de Partilha, ainda só para assinantes. Como não poderia deixar de ser, fiz alterações, mas no essencial a receita é idêntica à publicada.

 

 

Ingredientes:

 

1 posta de bacalhau demolhado por pessoa

2 fatias de pão rústico escuro (ou outro pão que houver)

6 hastes de coentros

2+1 dentes de alho  

400 gr batata miúda com casca bem lavadas 

3 (ou a gosto de cada um) mini pimentos amarelos, encarnados e laranjas

sumo de 1 limão

azeite q.b.

1000 gr água

sal q.b.

 

 

Preparação Bimby & Forno:

 

§ Colocar no copo o pão, um dente de alho, os coentros e programe 10 seg./vel. 9. Retirar e reservar;

 

§ Sem lavar o copo pôr a água, o sal e cesto com as batatas lavadas. Colocar as postas de bacalhau na varoma e de seguida colocar a Varoma por cima do copo. Programar 25 min./temp. varoma/vel 1;

 

DSC00496.JPG

 

§ Entretanto pré-aquecer o forno a 180º, fatiar os pimentos depois de lavados e retirados as sementes, assim como laminar os outros 2 dentes de alho. Espremer também, o sumo do limão e reservar tudo;

 

§ No final do tempo da bimby, retirar o bacalhau da varoma, colocando-o num tabuleiro de ir ao forno e polvilhar com o pão ralado, assim como as batatas, dispor à volta do bacalhau e cobrir as batatas com os alhos laminados e os pimentos fatiados. Regar generosamente com azeite e o sumo de limão;

 

DSC00498.JPG

 

 § Levar ao forno até o azeite fervilhar e o bacalhau e as batata ficar com uma cor dourada. Servir de seguida.

 

DSC00500.JPG

 

 

Já servi este bacalhau com arroz branco em falta de batatas e também resultou muito bem. O arrozinho com o molho do bacalhau ficou uma delícia.