Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Sex | 25.09.15

Esparguete Integral com Cogumelos au Vinho do Porto na Bimby

 

Cá nesta casa, pelo menos um dia por semana faz-se uma massada e geralmente são em dias de menos tempo para cozinhar. Muitas das vezes não cozinho com proteína animal, ou se junto, são em quantidades mínimas. 

 

Nunca antes tinha publicado, pois faço de uma maneira às vezes tão básica, que achei não ser interessante, mas Filho Grande às vezes tem uma perspicácia daquelas e um dia destes disse-me "Mãe, se eu tivesse filhos e pressa às vezes como tu, gostaria de ir buscar estas ideias...". Portanto, seguindo o meu filho, aqui fica a primeira de algumas receitas de massadas semanais.

 

Como já referi em cima, deixo estas massadas para um dia em particular, que não tenho muito tempo para cozinhar e assim, uso a bimby para o "recheio" e o tacho para cozer a massa que quero utilizar, mas deixo aqui também, como se cozinha o esparguete desta receita na bimby.  

 

 

Ingredientes:

 

70 gr cebola roxa

25 gr azeite

400 gr mistura de cogumelos frescos (ou os que mais apreciarem, assim como podem ser dos congelados)

1 colher de sopa folhas tomilho-limão

pitada de mistura de pimentas 

40 gr vinho do porto

sumo de 1 laranja pequena

20 gr polpa de tomate

1 dose por pessoa de esparguete (utilizei integral, mas pode ser o tradicional)

folhas de manjericão q.b. para guarnecer

sal q.b.

 

 

Preparação Bimby & Tacho:

 

§ Colocar um tacho ao lume com água para ferver. Quando a água estiver fervente colocar o esparguete e o sal. Cozinhá-lo conforme as instruções do pacote;

 

§ Entretanto no copo, colocar a cebola e o azeite. Picar 5 seg./vel. 5 e programar 5 min./temp. varoma/vel. 1;

 

§ De seguida, adicionar os cogumelos, o tomilho-limão, o vinho do porto, o sumo da laranja, a polpa de tomate, a pitada da mistura de pimentas e o sal. Programar 7 min./temp. 100º/vel. colher inversa*;

 

§ Entretanto, por esta altura o esparguete já deve estar cozinhado e escorrido da água, assim, no final do tempo anterior é só misturar no tacho os cogumelos já cozinhados, envolver com o esparguete e guarnecer com as folhas de manjericão. Servir de seguida.

 

 

* Ora bem, se não quiserem utilizar o tacho para cozer o esparguete (eu faço no tacho para encurtar tempo de confecção), depois do passo da feitura dos cogumelos, retiram-se estes para um recipiente, reservar. E sem lavar o copo, adicionar 1500 gr de água e sal e aquecer 10 min./temp. varoma/ vel. 1. No final deste tempo, juntar o esparguete pelo bocal da tampa e cozer o tempo indicado no pacote na temp. 100º/vel. colher inversa. Escorrer a massa (pode ser com a ajuda da varoma) e envolver no recipiente onde já estavam os cogumelos e de seguida guarnecer com as folhas de manjericão. Servir de seguida.

 

20150924_132115.jpg

  

Sou sincera, gosto da bimby, mas não sou "fundamentalista". Acho que os utensílios na cozinha servem para me ajudar, tanto na confecção como no tempo que se leva a fazer as coisas e aqui neste caso e em semelhantes utilizo tachos, sim.