Dicas para Poupar Dinheiro no Regresso às Aulas
(imagem retirada da net)
Esta última semana de Agosto passei, em preparativos para o regresso à escola das crianças.
Todos os anos o ritual cumpre-se, e este não foi excepção.
No início de cada ano lectivo tenho listas que me têm sido bastante úteis, e com as quais consigo ter quase sempre uma ideia do que tenho ou não que comprar para o regresso às aulas, assim como ter uma ideia do dinheiro que tenho que gastar.
# Faço uma lista para cada filho do material escolar e aqui nesta lista incluo o material escolar propriamente dito e os fatos de treino, sapatilhas utilizados nas actividades curriculares, assim como, incluo tudo o resto que já tenha conhecimento do que é exigido pela escola de cada um.
Este ano Filho Grande vai para um ciclo novo, o que coincide com uma escola nova, ando um bocadinho “às aranhas”, mas já estipulei um orçamento que vou tentar não ultrapassar para esta fatia desconhecida.
É muito mais fácil não ultrapassar o orçamento e evitar aquisições impulsivas e comprar o que não é essencial, quando se sabe exactamente aquilo que é necessário comprar.
# É nesta última semana do mês que dou uma volta ao material escolar dos outros anos, faço um tipo de inventário e vejo o que posso aproveitar neste novo ano escolar, acima de tudo, vejo o que pode ser reutilizável. Com este passo, risco itens da lista do material escolar e consequentemente poupo dinheiro.
Filho Grande já sabe, que cá em casa não se compra por comprar, ele próprio ajuda-me nesta reciclagem de material.
Dou uma especial atenção à mochila, devido ao esforço ergonómico e às vezes quase hercúleo que as nossas crianças têm que fazer para transportar diariamente o que necessitam. Mais uma vez Filho Grande sabe que não vou na história dos Homens-Aranha e afins, assim como não há mochila nova todos os anos. Faço um investimento (tento comprar em promoção) mas compro com qualidade, posso dizer que este ano a mochila vai fazer três anos de utilização e está impecável, para continuar este ano. Na compra de mochilas é fundamental ter em consideração o crescimento físico e como a mochila se enquadra na sua postura, para evitar futuros problemas nas costas.
# Nesta época qualquer superfície comercial põe à disposição, folhetos e campanhas promocionais de material escolar, portanto aqui temos que ser nós a fazer o trabalho de casa, e com a lista na mão pesquisar e comparar preços, para fazermos a escolha acertada e poupar dinheiro.
# Tenho uma lista de roupa dos meus filhos (esta lista é permanente). Pode-se achar tonto ter esta lista, mas para mim tem sido muito útil, inclusive quando se aproxima datas festivas e os familiares próximos perguntam do que é que os miúdos precisam. Assim como, nas épocas de saldos foco-me no essencial e do que lhes faz realmente falta.
Cá em casa, em termos de roupa há três estações, a estação quente, a fria e a meia estação. Fazemos duas grandes limpezas de armários e gavetas, uma é agora, no final do mês de Agosto e a outra é no final do mês de Fevereiro.
Neste item tento aproveitar os saldos e promoções, assim como recorro a outlet’s, não me interessa que sejam de colecções passadas, interessa-me sim, que a roupa e o calçado seja de qualidade a baixo preço.
======================================================================================================
Para além do referido acima, cá em casa nesta altura do ano, focamo-nos em três pontos fundamentais, e que se têm revelado essenciais para dar certo:
¡ Elaboração de orçamento: fazer um orçamento da despesa escolar, o mais aproximado possível da realidade. Geralmente baseamo-nos nos gastos do ano anterior e com a ajuda da net tentamos pesquisar os preços actuais. Tentamos não sabotar o orçamento e cumprir mesmo, o que está estipulado. Estes orçamentos ficam guardados de ano para ano, juntamente com as facturas, para depois vermos se houve dinheiro mal gasto.
¡ Qualidade vs. Quantidade: há determinadas coisas em que vale a pena gastar mais um pouco. Falo de mochilas, num casaco para o frio, num bom par de calçado, num compasso, num bom dicionário, ou num qualquer outro item que valha. Se os pais puderem fazer este esforço, acho que vale bem o investimento. Evita-se num curto espaço de tempo, gastar uma segunda vez dinheiro... aqui aplica-se o evitar do ditado do "barato que sai caro". É o investir em peças de qualidade para que durem mais do que um ano lectivo. A roupa e o calçado tem que se ter em conta, como é óbvio, o crescimento.
¡ Estabeleçer um compromisso: desde o primeiro ano escolar a sério de Filho Grande (por enquanto é só com este) que tentamos estabelecer um compromisso de cumprir o orçamento estabelecido, e para isso, se Filho Grande quer ter um dossier mais caro, para compensar, as canetas básicas têm que ser das mais baratas. É o compromisso de não comprometer o orçamento familiar.
Façam listas, façam orçamentos, cumpram listas, cumpram orçamentos... tenham um óptimo regresso às aulas!!!