Cozer a Vapor
Ora bem, o tema de hoje é cozer alimentos a vapor. Bem tema, tema, não será propriamente, pois só vou dizer como faço cá em casa, quando não o faço na varoma da bimby.
Este post teve origem, pois tenho uma amiga, que no início da semana desatou a comprar daqueles cestos metálicos para se porem dentro dos tachos. Pois bem, eu também tenho, mas posso dizer que já o pus de parte há muito.
Cá em casa faço desta maneira e resulta:
# Pôr no fundo de um tacho um dedo de água (ou nem tanto) com uma pitada de sal no fundo, como se pode ver na foto:
# De seguida pôr os alimentos que se quer cozer a vapor, tendo em atenção que primeiro são os mais duros, por explo. as batatas ou as cenouras por baixo (junto à água) e depois as couves. Hoje só cozi restos de couve branca e coração que tinha no frigorífico:
# Pôr em lume brando durante cerca de 10 min., caso de legumes mais duros aumentar este tempo, geralmente 5 min. (caso das batatas tem que ser mais tempo). Geralmente ponho as batatas a cozer primeiro, sempre com esta quantidade de água e passado 10 min. ponho os legumes de folha;
# Na foto seguinte pode-se ver ainda a quantidade de água que "sobrou" da cozedura. Água esta que aproveito para juntar às sopas, não é muita... mas não se deita fora vitaminas:
Esta forma de cozinhar, faz sobressair o sabor dos alimentos. As atenções a se ter é não juntar muito sal, pois salga a sério e a tampa do tacho tem que vedar de forma satisfatória para o calor e o vapor ficarem retidos dentro do tacho e dessa forma os alimentos cozerem.
Acreditem e experimentem. Não tenham receio, pois os próprios legumes largam a sua água durante o processo, o que facilita a cozedura. É uma óptima forma de cozer alimentos, nomeadamente legumes. Se tiverem alguma dúvida, exponham.