Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Qua | 27.11.13

Tempero Base para Saladas (Azeite Aromatizado)

 

Ontem foi uma marinada especial, hoje é o tempero da salada que também considero qualquer coisa... pelo menos de diferente.

 

Podem fazer este molho para utilização única ou podem fazer como eu, faço um frasco destes pelo menos para duas semanas, pois praticamente como saladas todos os dias.

 

Ingredientes:

 

azeite [para consumo imediato: 2 colheres de sopa; para ser azeite aromatizado é até encher o frasco hermético]

6 mini malaguetas

1 haste pequena de alecrim

1 haste pequena de tomilho

2 a 3 hastes de hortelã

1 colher de sopa oregãos secos

1 colher de sobremesa cebolinho seco

1 colher de café funcho

1 dente de alho 

[consumo imediato: juntar também 1 colher de sopa de vinagre de cidra e sal]

 

Como já disse acima podem fazer este tempero para utilizar na próxima salada, ou podem ter um frasco pelo menos do azeite aromatizado sempre pronto a utilizar e na altura de servir é só juntar o vinagre, o sal e emulsionar numa tigela e deitar por cima da salada. Vamos então à preparação:

 

Preparação:

 

§ Começo por picar com um alfinete as malaguetas, para irem libertando o seu aroma, mas para não ficar demasiado picante. Coloco no fundo do frasco/tigela;

 

§ De seguida esmago grosseiramente o dente de alho e também o coloco no frasco/tigela; 

 

§ Chega a vez de com as mãos, amachucar ligeiramente a hortelã, o tomilho e o alecrim. Dou-lhes um apertão para soltarem os seus aromas;

 

§ Por último é só juntar as restantes secas, ou seja, os óregãos, o cebolinho e o funcho, este último também esmagado nas mãos para libertar os seus óleos;

 

§ Portanto é só juntar tudo num frasco (para ir ficando) ou numa tigela para adicionar às saladas. Se fizerem para consumo imediato (tigela), basta fazerem este azeite aromatizado com uma hora de antecedência, mas não esquecer de juntar 1 colher de sopa de vinagre de cidra, assim como o sal.

 

§ Se for num frasco hermético (para ir consumindo), fica-se com um azeite aromatizado, que se renova as malaguetas de 3 em 3 meses e os restantes ingredientes de 2 em 2 semanas. E nesta opção junta-se o vinagre e o sal na própria salada, na altura de se comer. 

 

Editei: para acrescentar que aproveito também este azeite para fazer refogados especiais, pois dá um gostinho especial aos preparados.

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.