Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Ter | 28.07.15

Almôndegas de Queijo com Esparregado [A Dieta dos 31 Dias]

 

Cá está mais uma. Esta receita dá mais destaque ao acompanhamento do que ao prato principal propriamente dito. Mas ficam as duas. Almoço do 6º dia cá está ele.

 

bigDieta-31-dias.jpg

       (imagem retirada da net)

  

 

Ingredientes:

 

[almôndegas de queijo]

250 gr carne picada (pode ser uma mistura entre vaca, frango e peru)

1 punhado de queijo mozarela ralado

fio de azeite

sal e pimenta

 

 

[esparregado]

1 molho de espinafres

1/2 iogurte magro natural

1 dente de alho picado

1 colher de café de cebola em pó seca [utilizei esta espiga de orégãos e cebola]

1 chalota picada

sal e pimenta

 

 

Preparação Frigideira:

 

[almôndegas de queijo]

  

§ Numa tigela, misturar a carne picada com o queijo e temperar com o sal e a pimenta. Formar as bolinhas e cozinhar numa frigideira ou no forno com o fio de azeite.

 

 

[esparregado]

 

§ Lavar os espinafres e pôr numa frigideira (anti-aderente de preferência) mesmo assim, até as folhas murcharem e começarem a quebrar. Como mostra as fotos;

 

DSC00343.JPG

DSC00344.JPG

  

§ De seguida, pôr numa picadora ou num recepiente os espinafres "murchos" juntamente com o iogurte, o pó de cebola e a chalota e passar com a varinha mágica se não for na picadora;

 

§ Entretanto picar o dente de alho e aromatizar o fio de azeite até o alho ficar dourado. Passar a mistura novamente para a frigideira, temperar com o sal e a pimenta e mexer até estar bem cremoso e cozinhado. Se necessário juntar mais iogurte.

 

DSC00346.JPG

 

Considerações acerca desta receita: acho desnecessário utilizar o pó de cebola, já que se utiliza uma chalota; na receita original aquando do passo de se picar os ingredientes, neste passo é que juntam o dente de alho. Eu não. Prefiro juntar ao azeite e assim fritar um pouco, o alho, pois muito do característico sabor a esparregado vem deste passo (de fritar o alho). Por último acho que almôndegas fritas não resultam muito bem, pois escurecem muito rapidamente o exterior e o interior fica mal cozinhado, ou então a opção é fazer tipo "almôndegas de berlinde".

 

De resto fica um prato saboroso.

 

DSC00348.JPG

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.