Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Ter | 10.11.15

Carne Estufada com Alho-Francês

 

Esta carne dá um bocadinho mais de trabalho do que a carne guisada, pois sela-se os pedaços da carne na gordura primeiro, estufa-se de seguida, juntamente com os vegetais do "molho". Por fim tritura-se esse mesmo molho (sem a carne, óbvio). Mas fica uma carne saborosa com um molho "guloso" e saudável.

 

Aqui fica a dita.

 

 

Ingredientes:

 

1 kg carne de vaca para guisar aos cubos

2 alhos-francês só a parte branca e verde tenrinha às rodelas

1 cebola roxa/branca cortada em quatro

2 dentes de alho esmagados

4 tomates grandes sem grainhas aos pedaços

1/2 molho de coentros 

2 folhas de louro

meio copo de vinho branco para ir adicionando se necessário

1 golpada azeite 

pimenta preta acabada de moer (opcional)

sal

 

 

Preparação Tacho:

 

§ Cortar a carne aos cubos se a peça for inteira (geralmente peço no talho para o fazerem). Temperar com o sal e as pimentas (se quiserem);

 

§ De seguida aquecer o azeite num tacho e selar os pedaços da carne até ficar ligeiramente dourada (este processo é rápido);

 

§ Juntar ao tacho os vegetais grosseiramente arranjados (mas lavadinhos), envolver com a carne, juntar o louro e os coentros e deixar estufar nos líquidos que se formam durante a cozedura;

 

§ Quando a carne estiver quase tenra retirá-la do tacho, assim como as folhas de louro e triturar os vegetais. Voltar a juntar a carne ao tacho, retificar os temperos e eu pessoalmente por esta altura junto um pouco de vinho branco para apurar o estufado. Cozinhar até apurar completamente e a carne ficar tenrinha. Servir com um acompanhamento simples para complementar a carne.

 

Sem Título_10.11.png

     

Estufar: nesta técnica não há refogado, o que pode haver é selar as peças primeiro na gordura que se utiliza (coisa que fiz hoje) e depois deixar cozinhar nos próprios sucos e vapores formados (só acrescentar líquido se houver risco de queimar ou para o molho não ficar muito "espesso").

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.