Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Qua | 18.03.15

Feijoada de Chocos com Camarão

 

Esta receita faço-a quando quero fazer render o peixe... neste caso é o choco. Serve ou muitas pessoas ou muitas refeições. Perfeito. E depois tem outra coisa boa. Dá para fazer em duas partes.

 

 

Ingredientes:

 

1 kg chocos limpos

1 kg feijão manteiga seco

400 gr camarão

1 chouriço corrente às rodelas

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

3 a 4 tomates chucha bem maduros pedaços em pedaços pequenos

1 copo pequeno de vinho branco

2 cenouras às rodelas

1 couve pequena lombarda cortada em juliana fina

1 folha de louro

azeite q.b.

água q.b.

1/2 ramo coentros picados 

sal para rectificar

piripiri/malagueta (se quiserem dar um gostinho picante)

 

 

Preparação:

 

§ Na véspera colocar o feijão de molho em água fria de um dia para o outro. No dia seguinte escorrer o feijão e colocá-lo  na panela de pressão com água até dois dedos acima da altura do feijão. Cozinhar. No fim do tempo abrir cuidadosamente a panela de pressão e colocar sal. Reservar.

 

§ Entretanto picar a cebola, os dentes de alho e os tomates. Cortar o chouriço às rodelas;

 

§ Colocar num tacho o azeite e estalá-lo. Quando estiver a cheirar a azeite quente está na altura de juntar os ingredientes anteriormente arranjados. Envolver com o azeite e refogar;

 

§ Adicionar os chocos, o vinho branco e a folha de louro ao tacho. Misturar com o refogado e cozinhar em lume brando até os chocos ficarem opacos. Ir verificando o líquido, se necessário adicionar aos poucos a água de cozer o feijão;

 

§ Enquanto os chocos cozinham, cortar as cenouras às rodelas e o lombardo em juliana fina. Picar também os coentros. Reservar;

 

§ Quando os chocos ficarem opacos juntar as cenouras, a couve-lombarda e o camarão. Cozinhar até os legumes quebrarem;

 

§ Por último adicionar o feijão cozido e a água da sua cozedura. Mexer. Rectificar os temperos. Deixar levantar fervedura e cozinhar por mais 5 minutos. Juntar os coentros picados, mexer e desligar o fogão. Repousar um pouco e servir.

 

DSC09858.JPG

 

2 comentários

Comentar post