Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Os Meus Quarenta!!!

Eu... os meus filhos... a minha família e a minha vida... as receitas cá de casa e outras coisitas que surgirem no meu caminho!

Sex | 20.11.15

Perca Grelhada com Batatas e Legumes Salteados

 

Cá estou de volta com uma receita de peixinho grelhado e com direito a acompanhamento.

 

Costumo temperar a perca para grelhar de duas formas. Uma para crianças e outra para adultos. Assim, tempero o peixe com um fio de azeite, o sumo da metade da laranja, alho picado e sal para as crianças. Para  os adultos com o fio de azeite, o vinagre de maçã, alho picado e maçã. Sinceramente gosto das duas maneiras.

 

 

Ingredientes:

 

1 lombo ou posta de perca por pessoa

500 gr batatinhas novas

1 curgete pequena com casca fatiada 

cenouras bebé ou 1 cenoura grande aos palitos finos

2 colheres de sopa azeite + fio de azeite

sumo de 1/2 laranja + 1 colher de sopa azeite + 1 colher de sopa vinagre de maçã

3 dentes de alho + 3 dentes de alho todos descascados e picados com o auxilio de um esmagador de alhos

tomilho em folhas (seco)

sal

 

 

Preparação Chapa/Grelhador, Tacho & Wok/Frigideira:

 

§ Temperar o peixe a gosto, como acima descrito. Reservar;

 

Sem Título.png

  

§ Descascar as batatinhas (ou se preferirem com pele) e levar num tacho com água e sal. Cozinhar até ficarem macias. Escorrer as batatas de preferência para dentro de um coador e reservar;

 

§ Aquecer a chapa/grelhador e escorrer o peixe para pôr a grelhar. Grelhar de ambos os lados e uniforme;

 

§ Entretanto fatiar a curgete, descascar as cenouras e palitar se não utilizarem cenouras bebé;

 

§ Aquecer o azeite com o alho picado no wok/frigideira e quando estiver quente e o alho a alourar, colocar as batatas escorridas de água e polvilhar com o sal e o tomilho em folhas e saltear em lume forte (demora cerca de 10 minutos). De seguida juntar os legumes, envolver com as batatas e saltear estes também. Mais ou menos crocantes, fica ao gosto de cada um;

 

§ Servir o peixe grelhado com os legumes e as batatinhas salteadas.

 

Sem Título_ç.png